GONORREIA: SINTOMAS, TRANSMISSãO E TRATAMENTO – TUDO O QUE VOCê PRECISA SABER

Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Tratamento – Tudo o que Você Precisa Saber

Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Tratamento – Tudo o que Você Precisa Saber

Blog Article

A infecção gonocócica é uma das ISTs mais frequentes no mundo, atingindo inúmeras pessoas a cada ano. Provocada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode atingir indivíduos de ambos os sexos, e, se não diagnosticada e tratada, pode resultar em complicações graves. Neste artigo, abordaremos os sinais mais comuns, formas de transmissão, identificação da doença e maneiras de combate da gonorreia.

O que é a Gonorreia?

Essa IST é uma doença causada por bactéria que compromete principalmente as membranas do sistema genital, como canal urinário, região cervical, canal anal e orofaringe. Mesmo que seja facilmente tratável, a demora no diagnóstico pode levar a complicações sérias.

Sinais e Sintomas da Gonorreia

As manifestações clínicas da doença podem ser diferentes de acordo com o sexo, e, em alguns casos, a infecção pode ser assintomática. Se houver sintomas, os principais sinais podem ser:

Nos Homens:

Corrimento purulento na uretra
Desconforto ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Irritação no canal urinário
Em Mulheres:

Secreção anormal na vagina
Dor ao urinar
Sangramento vaginal irregular
Dor durante as relações sexuais
Sensação de peso na pelve
Sintomas Adicionais:

A gonorreia também pode afetar a garganta, causando dor e inflamação, podendo acometer os olhos e o ânus, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.

Modos de Contágio da Gonorreia

A maneira mais frequente de propagação acontece durante o sexo sem preservativo, englobando diferentes tipos de contato íntimo. verifique aqui Ademais, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, podendo causar problemas ao bebê, como infecção ocular grave.

Métodos de Diagnóstico

A detecção da doença é realizado por meio de testes clínicos, incluindo:

Teste de urina: confirma se há contaminação na urina.
Coleta de secreção genital: amostra de secreção do colo do útero, uretra, garganta ou ânus para análise laboratorial.
Teste molecular: método mais preciso para detectar a infecção.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

A gonorreia é tratável com antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e azitromicina. Entretanto, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para prevenir reinfecções.

Report this page